Skip to content

Morango

Especificações

Nome científico: Fragaria spp
Nome popular: Morango; fresa, em espanhol; strawberry, em inglês.
Família botânica: Rosaceae
Características gerais: O morango comercial que consumimos é um híbrido de duas espécies, nativas na América – uma no Chile (F. chiloensis), outra na América do Norte (F. virginiana). O fruto é um aquênio, duro, sendo a parte comestível uma estrutura constituída por um receptáculo carnoso, de cor vermelha, consumido ao natural ou na forma de muitos produtos, tais como geleias, doces, sucos, na culinária e tem também valor medicinal e em cosméticos. Graças aos trabalhos de melhoramento de instituições de pesquisa, como o IAC e a Embrapa, há muitas variedades adaptadas que oferecem frutos em diversas épocas do ano e com melhor conservação pós-colheita.
Cuidados pós-colheita: Como o fruto é perecível, foram feitas pesquisas no sentido de sua conservação pós-colheita, pelo uso de quitosanas, para controle de doenças e danos, retardando a maturação, mantendo os frutos com maior firmeza e não interferindo em sua qualidade. Diversas cultivares estudadas mostram massa de 17,9 a 24 g, sendo maior na cultivar Camino Real. Em produções com períodos entre 8 e 20 semanas foram semelhantes. Em nosso mercado, é comercializado em maior volume entre junho e outubro. Apesar de sua popularidade, há restrições ao seu consumo corriqueiro em razão do uso intensivo de agrotóxicos. Há plantios orgânicos que garantem um produto mais sadio, porém com preço mais elevado.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.

VALOR NUTRICIONAL

Minerais – É mais rico em potássio, com 184 mg; seguido pelo fósforo, com 22 mg; magnésio e cálcio, com 10 mg cada um, e apenas 0,3 mg de ferro.
Vitaminas – Tem bom nível de vitamina C, acima de 60 mg, e vitamina A, com até 100 UI, e médias quantias de riboflavina, tiamina e niacina.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O morango (Fragaria x ananassa Duch) é produzido e apreciado nas mais variadas regiões do mundo, sendo a espécie de maior expressão econômica do grupo das pequenas frutas. Além de seu grande consumo ao natural, é utilizado na produção de diversos produtos, como sucos, geleias, sorvetes e iogurtes. Possui grande apreciação comercial por sua aparência, aroma e sabor atrativo, bem como pelo seu valor nutritivo. O morango é um alimento importante nutricionalmente, sendo amplamente descrito como uma fruta nutracêutica, pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, além de fibras. Contém bioflavonoides, como a antocianina, com propriedades antioxidantes, substância que tem atraído a atenção para a nutrição preventiva, pois protege os constituintes alimentares contra o dano oxidativo, podendo também contribuir para a prevenção de importantes patologias. (Prof. Dr. SÉRGIO MIGUEL MAZARO. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos).